Transtornos de Ansiedade


" Toca o despertador, o sono da noite já não foi dos melhores, mais cinco minutinhos...não dá mais! Os cinco minutos há mais de sono agora fazem falta para eu me arrumar...quando dá tomo um banho correndo!Tiro o café da manhã da geladeira e nem sento para comer. Se quero ler o jornal ou assistir um pouco de televisão é nos 15 minutinhos que tem para o café. Saio de casa correndo, mas todos solicitam o elevador do prédio ao mesmo tempo. Mais atraso! Mais angústia e desespero! Desço na garagem, pego o carro e vou rumo ao trabalho ou ao estudo. Quanto trânsito!!! Um estressadinho já buzina quando vou deixar o filho na escola. Correndo e sempre atrasada, chego ao trabalho. Vou entrando em minha sala e já tem pilhas de trabalho atrasado e a secretária já vem com mais coisas para eu fazer. Quando olho no relógio e sinto o vazio no estômago, já é hora do almoço. Sorte! Hoje vou me dar ao direito de sair do trabalho e almoçar, mas rapidinho! Não posso me atrasar para a reunião! Fila para o buffet do restaurante. Junto com isso barulho e mais barulho! Me sirvo sem nem ver direito o que ponho no prato! A fome e, principalmente, a pressa é muita! Em poucas garfadas já termino meu prato. Já levanto da mesa para dar lugar a outro que está do meu lado em pé aguardando mesa. Saio correndo subo as escadas do serviço, sento, trabalho, vou para reunião onde é um aglomero de gente estressada tentando descontar no outro o que não deu tempo para fazer. Minha cabeça dói! Tomo remédio. Mas não é qualquer um, tem que ser forte senão não adianta! Trabalho, trabalho...escurece, hora de ir embora! Aff na minha mesa o tanto de serviço pendente continua e só aumenta! Entro no carro, o trânsito é infernal, ainda tenho que passar no mercado comprar as coisas para preparar a janta. Que trânsito! Que dor de cabeça!! Vontade de ir no banheiro, mas vai ter que esperar, não vou parar o carro em algum lugar agora só para isso. Uffa! Cheguei em casa...Ufa nada! Nem bem chego e as crianças estão brigando e o marido acabou de chegar do mesmo estresse e está com fome! Preparo a janta, fico um pouco com as crianças, assisto Tv rapidamente, só pra me manter informada! Enfim vou para o tão esperado banho e cama, porque amanhã começa tudo novamente e às vezes é pior! "

Nos dias de hoje, com todas cobranças, necessidades e falta de tempo, quem de nós não sofre de ANSIEDADE?
Estamos sendo condicionados a viver movidos a ansiedade! Não é a toa que cada vez mais tem crianças obesas (descontando a ansiedade na comida) e pessoas de todas as idades sofrendo de insônia ou de sono de má qualidade.
Para sobreviver, principalmente por causa do financeiro, temos que viver cada vez mais na correria, esquecendo de nós mesmos! Esquecendo das necessidades básicas de descanso e relaxamento que nosso corpo e nossa mente necessitam.
Infelizmente, há muitas pessoas hoje em dia que estão no auge de seu estresse, exaustão e ansiedade! Estamos tão estressados que acabamos muitas vezes ansiosos por coisas que não deveriam nos gerar estresse.
Muitas pessoas conseguem ainda manter um certo controle, mas muitas já não suportam mais tanta pressão. Ás vezes o que gera extrema ansiedade para mim é totalmente banal para você! O nível de suporte ao estress e ansiedade é diferente para cada pessoa, conforme a situação que está vivenciando.
Quando as pessoas não suportam suas ansiedade geralmente acabam desenvolvendo um transtorno de ansiedade. Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim vai acontecer, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.


Os principais transtornos de Ansiedade são a síndrome do Pânico, a fobia Específica, a fobia Social, o estresse Pós-Traumático, o transtorno Obsessivo-Compulsivo e o distúrbio de Ansiedade Generalizada.
Aos poucos vou tentar falar melhor sobre cada um deles, sendo que o transtorno Obsessivo-compulsivo, pela sua forte ligação com a síndrome de Tourette está em uma página separada.